• Bem-vindo ao

    Defense Instituto

    Defesa Pessoal Feminina


    Defesa pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade.

  • Joyce Parataekwondo

    Especialista em Pessoas

    com Deficiência

  • Estúdio de Dança

    Movimento e alegria

    com professores especialistas


    BALLET, DANÇAS URBANAS, JAZZ E DANÇA TERAPIA

  • TERAPIAS

    Holísticas e Integrativas

  • TAEKWONDO INFANTIL

    Aprender Brincando

  • TAEKWONDO

    para toda família

Taekwondo: um esporte completo

UM RESUMO SEGUNDO A MESTRA JOYCE VIEIRA MARTINS DOS SANTOS DO QUÃO COMPLETO É O TAEKWONDO EM TODA SUA ESSÊNCIA

O Taekwondo é um esporte que possui uma rica História, contem princípios Filosóficos. É um Esporte que ensina Defesas, Ataques, Poomsae e Kyorugui com muita Energia visando a Proteção do aluno. É conhecida como a Luta dos homens voadores, pois contém muitos chutes com saltos. Trabalha intensamente a Cortesia, a Integridade, a Perseverança, o Autocontrole e o Espirito Indomável com muita Disciplina. Podendo ser praticada por Crianças que necessitam de um reforço nos valores educacionais, por Jovens adolescentes que precisam trabalhar seu espirito indomável ou seja, sua opinião própria, sua tomada de decisão, por Adultos que precisam potencializar suas realizações e ter mais foco em suas conquistas diárias e por Idosos para reascender o vigor físico e psicossocial. Mantendo a cultura de uma Arte Marcial e se redescobrindo e se aperfeiçoando como Esporte Olímpico (JOYCE SANTOS, 2022).

347 Views0
História Olímpica do Taekwondo

Você já leu sobre a História Olímpica do Taekwondo?

O TAEKWONDO é um esporte olímpico, sua participação nas olimpíadas iniciou-se em 1988, nos Jogos Olímpicos de Seul, Coréia do Sul, na ocasião o Brasil não conseguiu mandar representantes para a disputa. Logo depois o Taekwondo participou das Olimpíadas de Barcelona, Espanha, em 1992, novamente o Taekwondo brasileiro não consegui mandar representantes.

Nos jogos olímpicos de Atlanta, EUA, em 1996 o Taekwondo ficou fora da competição por questões políticas, mas mais tarde em Sydney, Austrália, no ano 2000, o Taekwondo volta as Olimpíadas, e desta vez como esporte oficial, disputando medalhas, e o Brasil consegue classificar uma atleta, Carmem Carolina, mas infelizmente ela não conseguiu obter medalha.

Já nos jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, na Grécia, o Taekwondo brasileiro consegue sua maior façanha, além de conseguir conquistar três vagas das quatro permitidas para cada país (duas no masculino e duas no feminino), com Diogo Silva, Marcel Wenceslau e Natalia Falavigna. O atleta Diogo Silva conseguiu chegar em 4° lugar, muito perto da medalha de bronze.

Já nos jogos Olímpicos de 2008, na China, o Taekwondo brasileiro feminino conseguiu a sua primeira medalha olímpica, medalha de bronze com a Natalia Falavigna. E em 2016 no Brasil o atleta Maycon Andrade conseguiu a tão sonhada medalha olímpica no Taekwondo brasileiro masculino.

Perspectiva Histórica dos Jogos Paralimpicos e o ParaTaekwondo

Em 1948 temos a primeira edição dos Jogos Paraolímpicos que são hoje o maior evento esportivo para atletas com deficiência, com intuito de reabilitar soldados feridos na segunda guerra mundial. Esporte adaptado é uma vertente do esporte convencional já existente, que pode sofrer alterações em suas regras de competição, em seus espaços de execução, em suas vestimentas, e no que mais for necessário para que pessoas com deficiências possam ser praticantes do mesmo sem nenhum tipo de discriminação.

A lei de número 13146 de 2015, cap. do artigo 42, no primeiro artigo do capitulo IX desta lei, rege o direito a pessoa com deficiência sobre acesso à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer, sendo com as mesmas oportunidades de acessos para todas as pessoas com deficiência e ainda as sem deficiência.

Você já se atualizou sobre o ParaTaekwondo brasileiro?

O primeiro campeonato mundial de Taekwondo foi realizado em 2009, na cidade de Baku – Azerbaijão. Atualmente o campeonato mundial é realizado a cada 2 anos e após 2020 se tornará anual. Em 2015 o Taekwondo foi anunciado como parte do programa paralimpico, fazendo a sua estreia em Tóquio 2020.

A principal diferença do parataekwondo é no sistema de pontuação e nas faltas. A contagem do placar na luta é a seguinte:

– 1 ponto para cada falta cometida pelo adversário;
– 2 pontos para chutes retos no colete;
– 3 pontos para chutes giratórios em 180 graus no colete;
– 4 pontos para chutes giratórios em 360 graus no colete;
– Soco é permitido, mas não é pontuado.

Já nas faltas, a diferença é que, no parataekwondo, não é permitido chute na altura da cabeça.

As classes esportivas do Taekwondo são definidas pela letra P (poonse – forma) e K (kiorugui – luta). A modalidade de Poonse é disputada por atletas com deficiência visual – P10, deficiência intelectual – P20, deficiência física – P30 e baixa estatura – P70. A classe KP60 é para surdos. A modalidade kiorugui é para deficientes físicos – K 40. A classe que faz parte do programa paralímpico são as classes K43 e K44, na qual os atletas da classe K43 podem competir na classe K44.

A modalidade kiorugui é para deficientes físicos – K 40. A classe que faz parte do programa paralímpico são as classes K43 e K44, na qual os atletas da classe K43 podem competir na classe K44.

A principal ferramenta transformadora é a Inclusão Social através do ParaTaekwondo, transformamos vidas mais ativas na sociedade.

393 Views0

Defense Instituto

O Defense Instituto é especializado em TAEKWONDO, LUTAS, DANÇAS E TERAPIAS com profissionais experientes realizando trabalhos especializados desde 2005.

//institutodefense.com.br/wp-content/uploads/2022/09/DEFENSE-INSTITUTO-vetor-e1664392048792.png

Endereço

Escreva-se

Assine a nossa Newsletter agora mesmo para ser atualizado. Prometemos não fazer spam!